O que é sinistro?


Segundo o dicionário Oxford, o termo sinistro relacionado ao seguro significa “qualquer acontecimento que causa dano, perda, sofrimento, morte, acidente, desastre.” Substantivo masculino que significa prejuízo material de grande monta. E em termos jurídicos, qualquer dano havido em bem colocado no seguro.

Agora vamos te dar alguns exemplos de como o termo sinistro se aplica na prática do seguro.

“Quisque eleifend ac magna eu sodales. Sed ullamcorper bibendum lectus sed scelerisque. Quisque non consequat orci. Vivamus eu ex id erat luctus congue ac et libero”

Seguro de Automóvel

Um veículo que tem seguro é roubado. O segurado deve abrir uma ocorrência de sinistro para que a seguradora possa analisar e depois pagar a indenização.

Seguro de Pessoas ou Seguro de Vida

Uma pessoa recebe o diagnóstico de câncer e possui seguro de vida com a cobertura para diagnóstico de câncer. Ela comunica o incidente a seguradora para abertura do processo e análise.

O próprio evento, o diagnóstico de uma doença grave é o sinistro em questão.

Seguro Saúde

Um segurado precisa fazer uma cirurgia. Independente do tipo de cirurgia ou se está coberta pelo plano de saúde, esse ou qualquer evento que necessite da utilização do plano de saúde é considerado um sinistro.

Seguro Empresarial ou Seguro Incêndio

Ocorre um incêndio no galpão da empresa. Essa empresa tem seguro empresarial, portanto houve um sinistro no local do risco, ou seja, houve um incidente dentro do local que está segurado pela apólice.

Seguro Residencial

Cai um raio numa casa que tem seguro. A consequência desse sinistro é a queima de vários aparelhos eletrônicos da residência.

Em todos os casos de sinistro é necessário entrar em contato com a seguradora ou com seu corretor. Eles irão te informar sobre os documentos necessários para abertura e andamento do processo de sinistro.