Sinistro, apólice, franquia…

Entenda todos os termos do mercado de seguros

Você já deve ter ouvido falar no termo sinistro, apólice ou risco excluído. Todos estes são termos utilizados no mercado de seguros. E muitas vezes são palavras tão diferentes que parecem outro idioma.

Se você não precisou, ainda vai precisar usar alguns desses termos um dia.

Mas não se preocupe, vamos te explicar agora o que cada um deles significa.

“Quisque eleifend ac magna eu sodales. Sed ullamcorper bibendum lectus sed scelerisque. Quisque non consequat orci. Vivamus eu ex id erat luctus congue ac et libero”

Apólice

Depois que a seguradora aceita o risco, ela emite uma apólice. Ou seja, depois que ela avalia e analise todos os seus dados e o risco envolvido mencionado na proposta, ela garante que você agora tem um seguro. A apólice é o contrato de seguro e com ele vem todos os termos desse contrato, que são chamados de Condições Gerais.

Capital Segurado

É o valor da indenização que foi contratado em apólice a que o segurado ou seus beneficiários têm direito. LMI, significa limite máximo de indenização, ou seja, é o valor máximo de capital que foi contratado.

Condições Gerais

Nele vem explicado todos os riscos que estão cobertos e os riscos excluídos(que não tem cobertura). É muito importante que você sabia o que tem cobertura. Por isso a importância do corretor de seguros, ele é o especialista que pode tirar todas as suas dúvidas sobre o contrato.

Corretor de Seguros

É o profissional que analisa a necessidade do cliente e pesquisa nas diversas seguradoras, qual tem o melhor produto para ele. Além disso, também auxilia na outra de um sinistro, assessora o cliente e faz a intermediação entre o segurado e a seguradora.

https://www.facebook.com/PrataePortesSeguros/

Cotação

Primeiramente, você solicita um orçamento de seguro, que é chamado de cotação. A cotação, nada mais é que uma pesquisa em diversas seguradoras, para conhecer as melhores coberturas oferecidos, os preços cobrados e a assistência disponibilizada.

Endosso

Documento que altera ou corrige algum item da apólice. Exemplo: você fez o seguro do seu carro e depois trocou o veículo. Nesse caso você terá que fazer um endosso para alterar o item que está coberto na sua apólice.

O endosso também pode ser feito para alterar uma cobertura, uma informação e até mesmo para cancelar seu seguro.

Franquia

A franquia é uma quantia fixada na apólice que em caso de sinistro deverá ser paga pelo segurado. É uma participação financeira obrigatória que existe para que o valor do premio não fique tão alto.

Indenização

Valor que foi contratado em apólice a ser pago ao segurado ou beneficiário.

Prêmio

Valor pago pelo segurado à seguradora, para que a mesma possa assumir o risco. O valor do premio pode ter fixo e único ou ter variação mensal, como é o caso do seguro de vida em grupo. Sempre que entra ou sai um funcionário do seguro, o valor a ser pago se altera.

Proposta

Quando você aceita uma cotação, é transmitida uma proposta.

A Proposta é um documento, que expressa que você, pessoa física ou jurídica, tem a intenção de contratar uma cobertura de acordo com os termos e condições apresentadas anteriormente na cotação.

Segurado

Pessoa física ou jurídica que contrata ou faz parte de uma apólice de seguro.

Seguradora

Empresa que assume o risco do seguro. Que analisa e paga a indenização ao segurado.

Sinistro

O sinistro é a ocorrência de algum evento que pode ser coberto pelo seguro. Quando acontece um sinistro, a seguradora deve ser informada e irá analisar se o sinistro tem cobertura para aquela apólice. Por exemplo: seu carro tem seguro e ocorre uma colisão. Ou no caso do seguro de pessoas, o sinistro pode ser o evento morte ou invalidez.